quinta-feira, 12 de novembro de 2009

DE CORPO E ALMA-1992


De Corpo e Alma foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 3 de agosto de 1992 a 6 de março de 1993, em 185 capítulos. Foi escrita por Glória Perez e dirigida por Fábio Sabag, Ivan Zettel e Roberto Talma (também o diretor geral).

1 Enredo
2 Elenco
2.1 Participações especiais
3 Trilha sonora
3.1 Trilha sonora nacional
3.2 Trilha sonora internacional
4 Bastidores
5 Prêmios
6 Ligações externas

Enredo
Diogo, um juiz íntegro, sente o seu casamento com Antônia desmoronar ao se apaixonar perdidamente por Betina, que morre num acidente de carro, logo após ser abandonada pelo magistrado. Seu coração é transplantado em Paloma, uma jovem casada com um stripper, Juca, que trabalha no Clube das Mulheres. Diogo (que tem com Antônia um filho, Filipe), sentindo-se culpado, aproxima-se dela imaginando estar ao lado de Betina. Paloma, porém, apaixona-se por ele sem saber do seu envolvimento com a doadora do coração. Enquanto isso, Juca torna-se o protegido do misterioso Vidal e faz sucesso no Clube das Mulheres, acabando por se tornar amante de Stella, uma rica senhora.

Elenco
Tarcísio Meira - Diogo Santos Varela
Cristiana Oliveira - Paloma Bianchi
José Mayer - Caíque (Carlos Henrique Lopes Jordão)
Maria Zilda Bethlem - Bia (Beatriz Lopes Jordão)
Victor Fasano - Juca (Joaquim José Marcondes)
Betty Faria - Antônia Santos Varela
Beatriz Segall - Stella Mendes Peixoto
Carlos Vereza - Vidal (Edilson Vidal)
Stênio Garcia - Domingos Bianchi
Renée de Vielmond - Helena
Vera Holtz - Simone Guedes
Neuza Borges - Terê
Nathália Timberg - Nágila Pastore
Eva Todor - Calu (Maria Carolina Pastore)
Hugo Carvana - Agenor Pinheiro
Daniela Perez - Yasmin Bianchi
Fábio Assunção - Caio Pastore
Guilherme Leme - Gino (Agenor Pinheiro Filho)
Ewerton de Castro - Guedes (Antônio Guedes)
Marilu Bueno - Laci (Maria Lúcia Bianchi)
Tonico Pereira - Vado
Eri Johnson - Reginaldo Freitas
Aracy Cardoso - Celinha
Hugo Gross - Tavinho (Otávio Pastore)
Eduardo Caldas - Pingüim (filho biológico de Bia e Caíque)
Aron Hassan - Júnior (filho biológico de Vado e Terê)
Ida Gomes - Bela Lopes
Márcia Real - Sálvia Lopes
Lizandra Souto - Patty (Patrícia Maria Guedes)
João Vitti - Nando
Maurício Branco - Felipe Santos Varela
Marcelo Picchi - Attílio
Marcelo Faria - Beto (José Alberto Guedes)
Carla Daniel - Sheyla Maria
Patrícia Naves - Aninha
Desirée Vignolli - Mércia
Maria Regina - Guiomar Freitas
Daniel Sabbá - William
Paulette - Inácio
Marcos Manzano - Apresentador do clube das mulheres
Juliana Teixeira

Participações especiais
Bruna Lombardi - Betina
Mário Lago - Veiga (desembargador)
Paulo Figueiredo
Livingstone Trobilio - irmão de Juca
Milton Gonçalves - Juiz de menores
Guilherme Corrêa - Funcionário do fórum que dá informações a Juca
Luiz Magnelli - Delegado de polícia
Felipe Wagner - Detetive contratado por Stella para lhe oferecer informações sobre Vidal
Guilherme de Pádua - Bira

Trilha sonora nacional
De Corpo e Alma Nacional
Trilha sonora por Vários Intérpretes
Lançado em
1992
Gênero(s)
Vários
Formato
Vinil, CD, K7
Gravadora(s)
Som Livre
Produção
André Sperling
Cronologia de Vários Intérpretes
Último
-
De Corpo e Alma Internacional
Próximo
Capa: Maria Zilda Bethlem
Contrato Assinado - Sandra de Sá
Minha Tentação - Wando
Sonho Triste (Uno) - Julio Iglesias
Bate Coração - José Augusto
Alguém no Céu - Trem da Alegria
Betina - André Sperling
Teu Olhar - Hay Kay
Romance Rosa (Bachata Rosa) - Juan Luis Guerra
Fora de Ordem -Caetano Veloso
Atrás da Porta - Elis Regina
Por Escrito - Pery Ribeiro
Homem de Rua - Erasmo Carlos
Raio de Luz - Simone
Sofrendo Por Amor - André Sperling

Trilha sonora internacional
De Corpo e Alma Internacional
Trilha sonora por Vários Intérpretes
Lançado em
1992
Gênero(s)
Vários
Formato
Vinil, CD, K7
Gravadora(s)
Som Livre
Produção
André Sperling
Cronologia de Vários Intérpretes
Último
De Corpo e Alma Nacional
-
Próximo
Capa: Eri Johnson
Rhythm Is a Dancer - Snap
The One - Elton John
Mama's Always On Stage - Arrested Development
Under The Bridge - Red Hot Chili Peppers
Am I The Same Girl? - Swing Out Sister
Crucify - Tori Amos
Sexual - Goddess
Caruso - Lucio Dalla
For Your Babies - Simply Red
Rock Me Baby - Babyroots
Wishing On a Star - The Cover Girls
Sweet Ragga Music - Nabby Clifford featuring Alex Lucas & Julio C.
Hazard - Richard Marx
Command - Traffic Lights
Você Tá Muito Boa - Clericó Con Cola
Bastidores

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.
Com essa espinha dorsal, Glória Perez conseguiu erguer uma boa novela. No entanto, o entrecho secundário da troca de crianças na maternidade acabou sensibilizando muito mais o público. O casal Bia (Maria Zilda Bethlem) e Caíque (José Mayer) criou o menino Júnior, personagem de Aron Hassan, filho de Terê (Neuza Borges) e Vado (Tonico Pereira), enquanto estes criaram Pingüim (Eduardo Caldas), filho de Caíque e Bia.
Destaque também para o relacionamento extraconjugal de Simone (Vera Holtz), casada com Guedes (Ewerton de Castro), mas de caso com o stripper Gino (Guilherme Leme), que escondia dos pais, o trabalho noturno, dizendo que estava estudando.
Além de abordar o tema do transplante e da doação de órgãos, a autora apresentou, na trama, a inversão de papéis entre homens e mulheres na atualidade. Para isso, usou as boates de striptease masculino e acabou ajudando a popularizar o Clube das Mulheres, que proliferaram no país.
Foi apresentada também ao grande público a estranha figura de Reginaldo, (Eri Johnson), adepto da subcultura gótica(tribo urbana, nascida na Inglaterra, no final da década de 70) e com adeptos na periferia de São Paulo.
Vale ressaltar o belo trabalho de Beatriz Segall ao interpretar Stella, uma mulher liberal que se envolve com Gino (Guilherme Leme) e Juca (Victor Fasano), rapazes bem mais jovens e de classe social inferior, que ganhavam a vida no Clube das Mulheres.
A passividade de Antônia (Betty Faria) - uma esposa traída - perturbou as telespectadoras, mas Glória Perez manteve o perfil da personagem. Para a autora, ninguem gostava de se ver fraca, perdedora - e era isso que estava incomodando as "Antônias" da vida.
No decorrer da novela, a jovem atriz Daniella Perez, filha da autora Glória Perez, foi brutalmente assassinada pelo seu colega de elenco, Guilherme de Pádua e pela mulher dele, Paula Nogueira Thomaz, na fatídica noite do dia 28 de dezembro de 1992, uma segunda-feira.
Durante a semana seguinte ao crime, Gilberto Braga e Leonor Bassères, assumiram a responsabilidade de escrever os capítulos e dar uma solução para o desaparecimento dos personagens.
Depois de uma semana, Glória Perez retomou seu trabalho e aproveitou para incluir mais dois assuntos polêmicos na trama: a morosidade da Justiça e a inadequação do Código Penal.
As últimas cenas de Daniela Perez como Yasmin, na novela, foram ao ar no último bloco do capítulo 146, no ar em 19 de janeiro de 1993, uma terça-feira. Ao final deste capítulo, os atores do elenco e o diretor Fábio Sabag, prestaram uma homenagem à atriz, com depoimentos gravados, e a história prosseguiu. A saída de Yasmin da novela foi explicada com uma viagem de estudos, uma vez que a personagem era dançarina. Já o personagem Bira simplesmente deixou de existir. Estas cenas seriam inseridas como a última cena do último capítulo, fechando a novela.
O assassinato da atriz teve repercussão em outros países. Guilherme de Pádua e a mulher, Paula Thomaz, foram julgados e condenados a 19 anos e 6 meses de cadeia por homicídio duplamente qualificado e praticado por motivo torpe. Cumpriram sete.
A última cena da atriz Daniella Perez na Novela De Corpo e Alma , foi exibida no capítulo 146, no ar em 19 de janeiro de 1993, uma terça feira.
Só na semana de estréia de De corpo e Alma, o Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo, que estava há dois meses sem uma única doação, recebeu nove órgãos para transplante.
A novela marcava a estréia da atriz Cristiana Oliveira na Globo, vinda de três produções da Rede Manchete: Kananga do Japão, em 1989, Pantanal, em 1990 e Amazônia, em 1991.
Betina, personagem de Bruna Lombardi morreria no quarto capítulo, no ar na quinta-feira, de 6 de agosto de 1992, e Paloma, personagem de Cristiana Oliveira, ficaria com o coração, que lhe haveria de ser transplantado. Com isso, sua personagem se envolveria com o juiz Diogo, personagem de Tarcísio Meira, para desconsolo de sua mulher, Antônia (Betty Faria).
Inicialmente a Novela De Corpo e Alma seria exibida de 03 de Agosto de 1992 , com seu término no dia 08 de Maio de 1993 , totalizando 239 capítulos . Mas devido a tragédia que ocorreu com a atriz Daniella Perez , a trama foi totalmente modificada e assim consequentemente , teve a sua história encurtada.
Nos bastidores ninguem comentava , mas todo o elenco já pedia a Deus para que a autora Glória Perez posse logo um fim definitivo na trama e no sofrimento dos atores , pois depois da morte de sua filha , continuar o trabalho ficou totalmente sem sentido.
De corpo e alma foi co-produzida pela emissora portuguesa SIC (Sociedade Independente de Comunicação). Na época, a Rede Globo detinha 15% das ações desse canal.
Excelente trilha sonora internacional com grande sucessos do ano de 1992, como Rhythm Is A Dancer, com Snap!, The One, com Elton John, Under The Bridge, com Red Hot Chili Peppers, Am I The Same Girl, com Swing Out Sister, Crucify, com Tori Amos, Caruso, com Lucio Dalla, For Your Babies, com Simply Red, Hazard, com Richard Marx, além de Wishing On A Star, com The Cover Girls, tema de Yasmin, que virou praticamente a marca da novela, dentre outros.
Obteve média geral de 52 pontos no Ibope, sendo considerada uma boa audiência para o horário, apesar de ter sido inferior a novela antecessora Pedra sobre Pedra que obteve 57 pontos.
O Ibope da novela elevou bastante com a grande repercussão da morte de Daniela Perez sendo morta pelo seu colega de elenco Guilherme de Pádua, chegando a picos de 70 pontos.
Último trabalho do ator e dançarino Paulette falecido em 30 de julho de 1993 vítima de uma broncopneumonia e de um coma diabético.
Título provisório: Clube das Mulheres.
A autora Gloria Perez fará um livro sobre a filha Daniella Perez, assassinada em 1992 ,a intenção da autora é esclarecer diversos equívocos que ocorreram em relação à morte de Daniella. O livro será escrito assim que terminar a novela da Globo, Caminho das Índias. Ainda segundo a publicação, o livro é uma antiga dívida de Gloria Perez com a memória da filha.
Nunca houve nenhuma tentativa de reprise da novela no Brasil, apesar da audiência, em respeito à autora e à memória de Daniella Perez. Consequentemente, nunca se pensou em tampar o rosto de Guilherme de Pádua nas cenas.

Prêmios
APCA (1992):
Melhor Atriz Coadjuvante - Neuza Borges
[editar] Ligações externas
Informações sobre De Corpo e Alma.
http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-229891,00.html

videos da novela:
http://www.youtube.com/results?search_query=de+corpo+e+alma&search_type=&aq=f

Nenhum comentário:

Postar um comentário