quinta-feira, 12 de novembro de 2009

DESEJO-1990


Desejo foi uma minissérie de Glória Perez exibida pela Rede Globo entre 27 de maio e 22 de junho de 1990, com direção de Wolf Maia e Denise Saraceni com a colaboração de Margareth Menezes e direção geral de Wolf Maia.
A trama contava, de forma romanceada, o episódio conhecido como "A Tragédia da Piedade", quando o escritor Euclides da Cunha (vivido por Tarcísio Meira) foi morto por Dilermando de Assis (Guilherme Fontes), amante de sua mulher Ana Emília Ribeiro, personagem de Vera Fischer, indo a fundo no trabalho de pesquisa e reprodução da época (começo do século XX), com os antecedentes do fato ocorrido e, também, os desdobramentos do caso, que culminou na absolvição de Dilermando.
A minissérie foi lançada com grande estardalhaço, a fim de combater o estrondoso sucesso de Pantanal na Rede Manchete. Para tanto, a emissora utilizou-se de um expediente mais comum na concorrência: lançou a série num domingo, a fim de não dividir as atenções com o capítulo de "Pantanal" da terça-feira para qual a minissérie estava anteriormente programada para estrear.
A minissérie obteve grande sucesso, que já rendeu duas reapresentações (de 4 a 21 de abril de 1995 e de 6 a 16 de outubro de 1998) e o seu lançamento em VHS (1991) e em DVD (2005), todos com igual êxito.
A minissérie também utilizou como locação a casa onde fora gravado o "Sítio do Pica Pau Amarelo" (1977 a 1986), localizada em um sítio em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, na Estrada Burle Marx.
A também historiadora Glória Perez utilizou farto material de pesquisa, recompondo todos os passos de Euclides da Cunha na semana anterior à sua morte e estudando os artigos veiculados pela imprensa nos primeiros 15 dias depois da tragédia, para verificar que opinião pública se formara sobre o fato. Além disso, a autora teve acesso à correspondência entre Dilermando e Ana. Serviram como fontes de pesquisa para Glória Perez: os autos do Processo-Crime número 1909/1909 e os autos do Inventário do escritor Euclides da Cunha; a Tribuna do Advogado - edição da OAB/RJ; jornais da época depositados na Biblioteca Nacional; os livros Um Nome, Uma Vida, Uma Obra, Um Conselho de Guerra e A Tragédia da Piedade - todos de Dilermando de Assis; o livro Ana de Assis - História de um Trágico Amor de Judith Ribeiro de Assis e Jefferson de Andrade; o livro A Vida Dramática de Euclides da Cunha, de Eloi Pontes; o livro Euclides da Cunha de Silvio Rabello e o livro O Desastre Amoroso de Euclides da Cunha de Umberto Peregrino, conforme divulgado nos créditos finais da minissérie.
A direção esteve a cargo de Wolf Maya, que também participou vivendo Evaristo de Moraes, o célebre advogado que defendeu Dilermando de Assis.
Fato curioso é que vários atores do elenco também estavam no ar na atração concorrente, "Pantanal", tendo em ambas as produções papéis de destaque, como Marcos Winter (Dinorá, irmão de Dilermando), Marcos Palmeira (Sólon, filho de Ana) e Nathália Thimberg (Túlia, mãe de Ana). Isto se explica pelo fato de "Desejo" ter sido gravada no final de 1989, tendo esperado alguns meses para estrear.

Elenco
Tarcísio Meira - Euclydes da Cunha
Vera Fischer - S'Anninha (Anna de Assis)
Guilherme Fontes - Dilermando de Assis
Marcos Winter - Dinorah
Marcos Palmeira - Solon
Cláudio Cavalcanti - Nestor da Cunha
Leonardo Villar - Dr. Rodrigues
Nathália Timberg - Túlia
Débora Evelyn - Alcmena
Luís Maçãs - Aldroaldo
Thaís de Campos - Augusta
Vera Holtz - Angélica
Eliane Giardini - Lucinda
Marcelo Serrado - Quidinho
Caio Junqueira - Quidinho (criança)
Othon Bastos - Delegado Alcântara
Wolf Maia - Dr. Evaristo de Moraes
Hélio Ary - Noronha
Carlos Gregório - Arnaldo
Ivan de Albuquerque - Coelho Neto
Oswaldo Loureiro - Solón
Ricardo Kosovsky - Antônio
Thelma Reston - Tiarê
Léa Garcia - Mariana
Cléa Simões - Velha
Luís Salém - repórter
Eri Johnson - repórter
Luciano Vianna - repórter
Daniel Lobo - Afonsinho (adolescente)
Fabrício Bittar - Afonsinho (criança)
Vera Zimermann - Joaquina
Oswaldo Louzada - Dr. Érico Coelho
Guilherme Corrêa - Dr. Júlio Mesquita
Isaac Bardavid - Dr. Diocleciano
Edney Giovenazzi - Camilo Ratto
José Roberto Marinho - Irineu Marinho
Anna Aguiar - Marieta
Roberto Pirillo - escrivão Fernandes
Edgard Amorim - Mário Barbedo
Chico Expedito
José Plínio - repórter
Enrique Diaz - colega de Quidinho na Marinha
Chico Tenreiro - Olavo Bilac
Sheila Matos - prostituta
Nildo Parente - médico de Dilermando
Maria Mariana - Judith
Oberdan Júnior - Luiz
Ivan Mesquita - advogado de Nestor e Quidinho
Norma Geraldy - Henriqueta

videos da minissérie:
http://www.youtube.com/results?search_query=vera+fischer+e+guilherme+fontes&search_type=&aq=f

Nenhum comentário:

Postar um comentário