quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PRIMO BASILIO-1988


Primo Basílio é uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e exibida pela primeira vez em 1988. Escrita por Gilberto Braga e Leonor Bassères, tendo por base a obra de Eça de Queiroz, e dirigida por Daniel Filho.

Trama
A história se passa na Lisboa do século XIX. O jovem Basílio (Marcos Paulo) acaba de chegar da Inglaterra, mas só tem olhos para Luísa (Giulia Gam), a sua bela e doce prima. Os dois se apaixonam, mas Basílio é obrigado a viajar para o Brasil. Antes de partir, porém, promete se casar com Luísa quando regressar para Portugal. Durante aqueles dias naquele distante país, Basílio escreve para Luísa com alguma assiduidade, mas, com o passar do tempo, deixa de mandar quaisquer notícias, até que acaba por escrever para terminar tudo entre ambos.
Os anos passam e Luísa retoma a sua vida social. Conhece Jorge, um jovem engenheiro, com quem casa e é feliz, até a morte de uma velha tia daquele. Além de uma pequena fortuna, Jorge herda uma empregada, Juliana, uma mulher sinistra. Mas, para abalar a felicidade do casal, está de volta Basílio, que novamente arrebata Luísa de paixão. O adultério acontece, mas é descoberto por Juliana através de uma carta. Juliana passa a chantagear a patroa criando um clima de terror.
A infelicidade de Luísa aumenta quando se sente preterida pelo amante e por fim ao sentir que ama de verdade o marido e poderá perdê-lo ante as ameaças de Juliana. Esta lhe pede 600 mil Réis em troca do silêncio. Luísa não dispõe da quantia e passa a servir Juliana numa mudança de posição. A criada vira patroa, e a patroa ocupa o lugar da criada.

Elenco
Marcos Paulo - Basílio
Marília Pêra - Juliana
Giulia Gam - Luísa
Tony Ramos - Jorge
Paulo Guarnieri - Fernando
Sérgio Viotti - Conselheiro Acácio
Marilu Bueno - Dona Felicidade
Beth Goulart - Leopoldina
Pedro Paulo Rangel - Sebastião
José de Abreu - Julião
Louise Cardoso - Joana
Guilherme Leme - Pedro
Zilka Salaberry - Tia Vitória
André Valli - Ernestinho
Ênio Santos - Senhor Paula
Fábio Sabag - Castro
Walney Costa - Visconde Reinaldo
Miryam Thereza - Helena
Denise Fraga - Natália
Oswaldo Louzada- Cunha Rosado
Vic Militello- Carvoeira
Henriqueta Brieba - D. Rita
Norma Geraldy - D Henriqueta
Maria Lúcia Dahl - Mãe de Luisa
Eduardo Lago - Arnaldo
Alexandra Marzo - Mariana

Curiosidades

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.
Exibida entre 9 de agosto e 2 de setembro de 1988 em 16 capítulos.
Estranhamente a Rede Globo não reprisou, a adaptação primorosa da obra imortal do português Eça de Queiroz. Os aplausos foram unânimes para a atriz Marília Pêra em sua criação da criada Juliana, e Giulia Gam, que vinha de uma participação na primeira fase da novela Mandala, obtendo aqui uma chance para mostrar seu talento.
Três cenas marcantes: Jorge descobre a traição de Luísa ao ler uma de suas cartas a Basílio; Luísa tem seu cabelo raspado ante a doença terminal; e a morte de Juliana, vitima da sua própria maldade.
A obra do autor seria novamente adaptada pela emissora em 2001, quando é exibida a minissérie Os Maias, escrita por Maria Adelaide Amaral.
Em 2007 foi lançada em DVD pela Globo Marcas.
Daniel Filho e Euclydes Marinho lançaram em 2007 o filme O Primo Basílio, com Glória Pires, Débora Falabella, Fábio Assunção e Reynaldo Gianecchini. v

videos da minissérie:
http://www.youtube.com/results?search_query=primo+basilio-1988&search_type=&aq=f

Nenhum comentário:

Postar um comentário