quinta-feira, 12 de novembro de 2009

VALE TUDO-1988





Este artigo ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Fevereiro de 2008)Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenews, books, scholar, Scirus
Vale Tudo
Informação geral
Formato
Telenovela
Duração
50 min. aproximadamente
Criador
Gilberto Braga,Aguinaldo Silva eLeonor Bassères
País de origem
Brasil
Idioma original
Português
Produção
Elenco original
Regina DuarteGlória PiresAntônio FagundesCarlos Alberto RiccelliBeatriz SegallRenata SorrahLídia Brondi
Tema de abertura
"Brasil" (Gal Costa)
Emissora(s) detelevisão lusófona(s)

Rede Globo
Transmissão original
16 de maio de 1988- 6 de janeiro de 1989
N. de episódios
204 capítulos
Vale Tudo foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo, exibida de 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989, no horário das 20h30 da emissora. Foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères e dirigida por Dênis Carvalho e Ricardo Waddington, com direção geral do primeiro. Contou com 204 capítulos.
Teve Regina Duarte e Antônio Fagundes como protagonistas, e Beatriz Segall, Glória Pires e Carlos Alberto Riccelli como antagonistas da trama.
Em 2002, a Rede Globo regravou Vale Tudo em espanhol (com o nome Vale Todo) para ser exibida para o mercado hispânico dos Estados Unidos. A nova versão foi exibida no canal Telemundo, que foi parceira na produção.[1]

1 Trama
2 Produção
2.1 Mistério
3 Exibição e abertura
3.1 Audiência
4 Repercussão
5 Elenco
5.1 Participações especiais
6 Trilha sonora
6.1 Trilha sonora nacional
6.2 Trilha sonora internacional
7 Prêmios
7.1 Troféu APCA (1988):
7.2 Troféu Imprensa (1988):
8 Referências
9 Ligações externas

Trama
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Raquel Accioli está separada de seu marido, Rubinho, há cerca de dez anos, época em que, depois de uma violenta discussão, ela decidiu abandoná-lo e ir viver com a filha, a ambiciosa Maria de Fátima, na casa do pai, Salvador, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Seu único bem é uma casa modesta que Salvador passou para o nome da neta, de modo que, quando este morresse, nada lhe faltasse. Raquel vive como guia de turismo e, quando Salvador morre, Fátima, sem dizer nada à mãe, vende a casa e parte para o Rio de Janeiro em busca de ganhar a vida, não importando como. No Rio ela se envolve com César Ribeiro, um ex-modelo que teve o mundo das passarelas literalmente a seus pés, e que atua como garoto de programa. Maria de Fátima é apresentada por César a Solange Duprat, produtora de moda da revista Tomorrow, passando a atuar como modelo e a morar na casa de Solange. Raquel, sem casa, parte para o Rio de Janeiro, para evitar as maldades da filha. Maria de Fátima usa Solange para se aproximar de Afonso Roitman, namorado da jornalista, e se casar com ele.
A trama passa então a mostrar a dualidade:Maria de Fátima buscando ficar rica com o casamento arranjado, enquanto Raquel, vendendo sanduíches na praia, acaba subindo na vida e, de maneira honesta, vira dona de uma rede de restaurantes industriais.
Raquel inicia um namoro com Ivan Meireles, porém ele acaba se casando com Helena Roitman, o que opõe Raquel a Odete Roitman, já que esta quer afastar, de qualquer forma, Raquel de Ivan.
Como o casal acaba se reaproximando, Odete dá sua última cartada:manda Ivan subornar um agente da alfândega brasileira para liberar equipamentos retidos, só que a empresária filma a cena e passa a chantagear Raquel e Ivan, o qual acaba sendo preso por corrupção.
Odete Roitman é assassinada e, no último capítulo, revela-se que ela havia sido morta, por engano, por Leila, que pensa estar atirando em Maria de Fátima, a qual havia se tornado amante de seu marido, Marco Aurélio, ex-genro de Odete.
Ao final da trama, Marco Aurélio foge do país com a mulher e dá uma "banana" (gesto ofensivo) para o Brasil.
Paralelamente, outros temas foram abordados:
A pintora Helena Roitman, filha de Odete, luta contra o alcoolismo e conhece o amor com William.
Bartolomeu, pai de Ivan, fica desempregado, e tem dificuldade em arranjar emprego por não saber utilizar computador.
Ivan, ao perder o emprego na empresa de Odete, passa a ser subgerente de um hotel.
Marco Aurélio, vice-presidente da empresa de aviação de Odete Roitman, a TCA, comete diversas irregularidades e desvia o dinheiro da empresa para a sua própria conta.
A irmã de Marco Aurélio tem um caso com outra mulher. Devido à polêmica acerca das personagens homossexuais, o autor acabou matando a irmã de Marco Aurélio, Cecília, em um acidente de carro absolutamente desimportante para a trama.
Tiago, o filho de Marco Aurélio, é tímido, virgem, tem uma cabeça avantajada, não tem namorada e seu pai desconfia de que seja gay, pois ele fica ouvindo música clássica com seu amigo Andrei no quarto.

Produção
A novela Teve o título provisório de Pátria Amada. No dia de sua estréia, as personagens da então novela das 19h00, Sassaricando comentavam sobre o primeiro capítulo da novela. Na ocasião, Lucrécia, personagem de Maria Alice Vergueiro, dizia para a sobrinha Camila, personagem de Maitê Proença, que não queria perder o primeiro capítulo da novela do Gilberto Braga, seu autor preferido.
Os atores Adriana Esteves e Humberto Martins, participaram da novela como figurantes. Humberto como recepcionista de um hotel. Adriana teve uma rápida aparição como uma modelo. Foi a primeira novela dos atores Marcelo Novaes e Flávia Monteiro.

Mistério
No capítulo 193, que foi ao ar no dia 24 de dezembro de 1988, sábado de Natal, a vilã Odete Roitman foi assassinada com 3 tiros. Apesar do mistério do assassino ter durado apenas 13 dias, o assunto dominou as conversas pelo país, lançando a pergunta "Quem matou Odete Roitman?". O fabricante do caldo de galinha Maggi criou inclusive um concurso para premiar quem adivinhasse o assassino de Odete Roitman. A cena do disparo foi gravada no dia em que o último capítulo foi ao ar. A identidade do assassino foi revelada na sexta-feira, dia 6 de janeiro de 1989: Leila. Esta matou Odete por engano, pensando que estava atirando em Maria de Fátima.[2]

Exibição e abertura
Foi exibida entre 16 de maio de 1988 e 7 de janeiro de 1989 em 203 capítulos, e reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, entre 11 de maio e 6 de novembro de 1992, as 13h30, em 130 capítulos .
A aberura mostrava as diversas caras do Brasil, ao som da canção homônima, na voz de Gal Costa.

Audiência
Foi o terceiro maior sucesso da teledramaturgia brasileira, com média geral de 68 pontos no horário.Nem o período de Natal e Ano Novo derrubou a novela, embalada pela morte de Odete Roitman. Na semana seguinte, de 26 de dezembro a 31 de dezembro de 1988, a novela entrou na casa dos 80 pontos. O último capítulo teve média geral de 86 pontos e picos de 94. Só perde para Roque Santeiro, que marcou em sua 1ª exibição inacreditáveis 100 pontos em seu último capítulo e 75 pontos, em sua média geral, sendo a novela de maior audiência da história da teledramaturgia brasileira . A segunda maior audiência em novelas da teledramaturgia no país é a versão original de Selva de Pedra que teve 74 pontos de média geral.
Sua reapresentação atingiu a média de 44 pontos no horário, ocupando o 3º lugar do ranking das maiores audiências do Vale a Pena Ver de Novo.[carece de fontes?

Repercussão
O bordão O sangue de Jesus tem poder falado por Raquel (Regina Duarte) virou marca da sua personagem e é falado até hoje principalmente pelos cristãos fiéis.[3] O maior destaque da trama foi Odete Roitman, interpretada pela atriz Beatriz Segall, considerada a maior vilã da história da teledramaturgia por mais vinte anos.[4] Outro destaque foi Glória Pires interpretando Maria De Fátima, sendo considerada uma das piores vilãs de todos os tempos, também eleita "a filha mais ingrata da TV", que chegou a vender seu próprio filho e deixar sua mãe no olho da rua.[5] Renata Sorrah interpretou uma das personagens mais populares de sua carreira: a alcoólatra Heleninha Roitman. O nome da personagem virou referência para quem bebia demais.[6]
Vale Tudo é marcada por várias cenas antológicas, como a cena do primeiro capítulo, em que Raquel, personagem de Regina Duarte descobre que a filha, Maria de Fátima, personagem de Glória Pires vendeu a casa e sumiu com o dinheiro; a cena do capítulo 14, no ar em 31 de maio de 1988, uma terça-feira, em que Fátima encontra Raquel, vendendo sanduíche na praia; a cena em que Raquel rasga o vestido de noiva de Fátima, quando ela se casa com Afonso, personagem de Cássio Gabus Mendes; a cena em que Fátima rola as escadarias do Teatro Municipal; o acerto de contas entre Fátima e a jornalista Solange, personagem de Lídia Brondi, quando esta descobre a traição do marido Afonso. Bem como o acerto de contas entre Fátima e Afonso, quando este descobre a traição de Fátima com o bon vivant César, personagem de Carlos Alberto Riccelli, além das cenas de barraco homéricas protagonizadas por Heleninha Roitman, personagem de Renata Sorrah. E as cenas finais do último capítulo, quando Leila, personagem de Cássia Kiss, revela ser a assassina de Odete Roitman, personagem de Beatriz Segall. E Marco Aurélio, personagem de Reginaldo Faria, deixando o país, dando uma banana para o Brasil.
A versão hispânica da novela, lançada pela Telemundo, em parceria com a Rede Globo, em 2002, teve direção de Reinaldo Boury e adaptação de Yves Dumont. Diferentemente do que ocorreu no Brasil, o remake não obteve empatia com o público.

Elenco

Renata Sorrah como Heleninha.
em ordem da abertura
Ator
Personagem
Regina Duarte
Raquel Accioli
Antônio Fagundes
Ivan Meireles
Glória Pires
Maria de Fátima Accioli
Carlos Alberto Riccelli
César Ribeiro
Lídia Brondi
Solange Duprat
Cássio Gabus Mendes
Afonso de Almeida Roitman
Pedro Paulo Rangel
Poliana (Aldálio Candeias)
Cássia Kiss
Leila Cantanhede
Cláudio Corrêa e Castro
Bartolomeu Meireles
Adriano Reys
Renato Filipelli
Lília Cabral
Aldeíde Candeias
Sérgio Mamberti
Eugênio
Carlos Gregório
Gerson
Cristina Prochaska
Laís
Stepan Nercessian
Jarbas
Rosane Gofman
Consuelo
Íris Bruzzi
Eunice Meireles
Marcos Palmeira
Mário Sérgio
Zeni Pereira
Maria José
Maria Gladys
Lucimar
Paula Lavigne
Daniela
Fábio Villa Verde
Thiago Augusto de Almeida Roitman Cantanhede
Flávia Monteiro
Fernanda
Nara de Abreu
Deise
Danton Mello
Bruno Meireles
Otávio Müller
Sardinha
Lala Deheinzelin
Cecília Cantanhede
Marcello Novaes
André
Jairo Lourenço
Luciano
Atrizes convidadas
Ator
Personagem
Beatriz Segall
Odete de Almeida Roitman
Nathália Timberg
Celina de Almeida Junqueira
Renata Sorrah como "Helena de Almeida Roitman (Heleninha)"
Reginaldo Faria como "Marco Aurélio Cantanhede"
[editar] Participações especiais
Dennis Carvalho .... William
Cristina Galvão .... Íris
Lourdes Mayer .... Pequenina
Renata Castro Barbosa .... Flávia
Carlos Gregório .... Gerson
Paula Lavigne .... Daniela
Jairo Lourenço .... Luciano
Nara de Abreu .... Deise
Paulo Reis .... Olavo
Paulo Porto .... Queirós
João Bourbonnais .... Walter
Ana Lúcia Monteiro .... Marina
Edson Fieschi .... Carlos
Fábio Junqueira .... Fred
Fernando Almeida .... Hermenegildo (Gildo)
Ivan de Albuquerque .... Laudelino
João Camargo .... Freitas
Joyce de Oliveira .... Rosália
Ludoval Campos .... Fernando
Martha Linhares .... Suzana
Marcos Waimberg .... Bernardo
Paulo César Grande .... Franklin
Paulo Rezende .... Vasco
Paulo Villaça .... Gustavo
Rita Malot .... Marieta
Roberto Frota .... Santana
Turíbio Ruiz .... Gomes
Daniel Filho .... Rubinho (Rubens Accioli)
Sebastião Vasconcelos .... Salvador
Zilka Salaberry .... Ruth
Maria Isabel de Lizandra .... Marisa
Bia Seidl .... Marília
Marcos Manzano .... príncipe Giovanni
Rogério Fróes .... delegado
Marco Miranda .... gerente do apart-hotel
Lu Grimaldi .... mulher que negocia a venda do filho de Fátima
Monique Lafond
Cláudia Jimenez .... Fátima
Luis Melo .... Júlio

Trilha sonora
A trilha sonora de Vale Tudo foi cuidadosamente elaborada e trouxe grandes nomes da música brasileira e internacional. As trilhas foram lançadas originalmente em 1988, sendo que somente a trilha nacional foi remasterizada e relançada em CD pela Som Livre em 2001. A produção do álbum nacional ficou por conta de Max Pierre e Aramis Barros, incluindo canções inéditas ou versões gravadas especialmente para a trilha sonora, enquanto a trilha internacional foi selecionada por Sergio Motta.

Trilha sonora nacional
Brasil - Gal Costa (tema de abertura)
Tá Combinado - Maria Bethânia (tema de Raquel e Ivan)
Terra Dourada - João Bosco (tema de locação)
Pense Dance - Barão Vermelho (tema de Maria de Fátima)
Pontos Cardeais - Ivan Lins (tema de Leila)
A Sombra da Partida - Ritchie (tema de Afonso)
Todo Sentimento - Verônica Sabino (tema de Heleninha)
É - Gonzaguinha (tema do núcleo dos pobres)
Penso Nisso Amanhã - Nico Rezende (tema de Ivan)
Isto Aqui O Que É - Caetano Veloso (tema de Raquel)
Faz Parte do Meu Show - Cazuza (tema de Solange)
Bésame - Jane Duboc (tema de César)
Um Mundo Só Pra Nós (Eye In The Sky) - Gás (tema de Thiago)
Sem Destino - Léo Gandelman (tema do núcleo dos ricos)

Trilha sonora internacional
Father Figure - George Michael (tema de Marco Aurélio e Leila)
Where Do Broken Hearts Go? - Whitney Houston
Lost In You - Rod Stewart (tema geral)
Crying Overtime - Alexander O'Neal (tema de Thiago e Fernanda)
I Get Weak - Belinda Carlisle
Il Faut Savoir - Charles Aznavour (tema de Odete Roitman)
Baby Can I Hold You - Tracy Chapman (tema de Raquel e Ivan)
Silent Morning - Noel (tema de locação)
Piano In The Dark - Brenda Russell featuring Joe Exposito
Free As a Bird - Supertramp (tema de Solange)
Paradise - Sade (tema de Maria de Fátima)
Lion In My Heart - Thunder Newcome
Pink Cadillac - Natalie Cole
Me In Tutto Il Mondo - Ornella Vanoni (tema de Heleninha)

Prêmios
Troféu APCA (1988):
Melhor Novela
Melhor Atriz - Glória Pires
Melhor Ator Coadjuvante - Sérgio Mamberti
Revelação Masculina - Paulo Reis

Troféu Imprensa (1988):
Melhor Novela
Melhor Atriz - Beatriz Segall

videos da novela:
http://www.youtube.com/results?search_query=novela+vale+tudo&search_type=&aq=f

Nenhum comentário:

Postar um comentário