sábado, 21 de novembro de 2009

XOU DA XUXA-1986-1992


Xou da Xuxa foi um programa infantil de variedades apresentado por Xuxa na Rede Globo entre 30 de Junho de 1986 a 31 de Dezembro de 1992, em substituição ao Balão Mágico. E em 1993, o programa voltou a ser reapresentado na temporada de verão junto ao TV Colosso.
Ocupando as manhãs de segunda-feira a sábado, o programa apresentava quadros de auditório (principalmente competições e números musicais) intercalados com desenhos animados. Apesar das sistemáticas reações negativas dos intelectuais e da crítica especializada, rapidamente Xou da Xuxa se tornou o programa infantil de maior sucesso dos anos 80 e parte dos anos 90 e fez de sua apresentadora a estrela número 1 da Globo.

1 O programa
1.1 Atrações musicais
1.2 Desenhos animados
2 Audiência
3 Controvérsias
4 A turma da Xuxa
5 O fim
6 Curiosidades
7 Ficha técnica

O programa
Escalado para substituir Balão Mágico, Xou da Xuxa herdou deste o horário, a fatia de público e o acervo de desenhos. Mas a estrutura básica do Xou da Xuxa vinha do Clube da Criança, programa do fim de tarde da Rede Manchete que revelou Xuxa como apresentadora. Mas na casa nova o programa ganhou melhores cenários, o tratamento do padrão Globo de qualidade e uma marcante mudança de órbita --- todos os elementos passaram a girar em torno da personalidade de Xuxa, o que, no limite, despertava nas crianças uma reverência praticamente religiosa.

Atrações musicais
Além de receber artistas convidados, Xuxa sempre cantava músicas de seu repertório. A partir de 1988, foi criado o quadro "Paradão dos Baixinhos", que ia ao ar nos programas de sábado, com a participação dos artistas que mais se destacavam na música nacional naquela época. Dentre os convidados mais frequentes estão Trem da Alegria, que gravou várias músicas com a apresentadora, Beto Barbosa, Cid Guerreiro (compositor de várias músicas de sucesso da Xuxa), Rosana, Patricia Marx, José Augusto, Dr. Silvana & Cia., Angel, Roupa Nova, João Penca & Seus Miquinhos Amestrados.
[editar] Desenhos animados
Os desenhos ocupavam a maior parte do tempo do programa. Eis alguns títulos regularmente exibidos no Xou da Xuxa:
He-Man e os Defensores do Universo
Mickey & Donald
Rambo
Scooby-Doo
The Adventures of Teddy Ruxpin
Caverna do Dragão
She-Ra
As Tartarugas Ninjas
Smurfs
Snorkels
Zé Colmeia
Manda-Chuva
Os Flintstones
Os Ursinhos Gummi
Peter Pan
Samurai Pizza Cats[carece de fontes?]
Os Caça-Fantasmas
The Adventures of the Galaxy Rangers
G.I. Joe
Transformers
Mundo da Lua
Thundercats
Spiral Zone
Família Dinossauros
Os Superamigos
[editar] Audiência
Audiência na Região Metropolitana de São Paulode acordo com o IBOPE
Ano
Audiência
Share
1986
23 pontos
1989
22 pontos
1990
23 pontos
1991
24 pontos
1992
24 pontos
Média Parcial
23 pontos
O sucesso do Xou da Xuxa levou a um esforço para conquista de mercados internacionais, com resultados variados. A versão da Argentina foi um fenômeno, atingindo 24 pontos de audiência média (mais que os 22 pontos que alcançava no Brasil). O programa tornou Xuxa uma celebridade em vários países da América Latina e serviu como ponto de apoio para a divulgação dos discos de Xuxa em espanhol. A versão dos Estados Unidos, em inglês, demorou a ser lançada,

Controvérsias
Desde seus primeiros dias, Xou da Xuxa sofreu de intelectuais, políticos e jornalistas um intenso questionamento no qual geralmente se confundiam as críticas ao programa e à apresentadora:
Era tido como indutor de alienação infantil, remetendo as crianças a um mundo distante das agruras da vida real;
Estimulava a competição e o consumismo entre as crianças;
Entrava como substituto dos cuidados dos pais, alimentando a indiferença e o desrespeito dentro de casa;
Despertava a sexualidade infantil precoce, já que Xuxa e suas assistentes usavam roupas sensuais;
Exaltava modelos de beleza estranhos à maioria da população brasileira;
Chamar crianças de "baixinhos" era constrangimento politicamente incorreto;
Xuxa e suas assistentes lidavam com crianças sem apoio pedagógico;
Ao se tornar apresentadora infantil em tempo integral, Xuxa foi acusada de querer apagar seu passado de modelo nua e atriz de pornochanchadas.

A turma da Xuxa
Xou da Xuxa tinha um elenco de personagens. Alguns deles:
Paquitas
Paquitos
Moderninho
Dengue
Praga
Xuxo
Frentinha
Vóvuxa
Madame Caxuxá
Robuxo

O fim
O programa foi cancelado em 31 de Dezembro de 1992. No episódio de despedida, Xuxa recebeu todas as ex-Paquitas. J. Silvestre surpreendeu a apresentadora com um Esta é a Sua Vida que culminou com a entrada de seu pai, com quem não falava há cinco anos, e não o encarou. Xou da Xuxa foi substituído em seu horário pelo TV Colosso em 1993, depois continuou a ser exibido em uma temporada de verão no início de 1993. Em Maio de 1994 era o ano em que Xuxa estrearia seu novo infantil. Era o Xuxa Park.

Curiosidades
Estréia de Xuxa Meneghel na Rede Globo.
Nas férias de Xuxa e as Paquitas,Sérgio Mallandro e os Paquitos ,comandaram o programa.
Muitos elementos marcantes da atuação de Xuxa no programa da Globo ("Beijinho-beijinho, tchau-tchau", "baixinho", o corte de cabelo característico, a personagem Madame Caxuxá) já eram amplamente conhecidos na Rede Manchete pelos fãs do Clube da Criança (no qual começou a parceria Xuxa-Marlene Mattos).
Ao cancelamento do programa em 1992, o Xou da Xuxa voltou a ser reapresentado na temporada de verão em 1993.

Ficha técnica
Direção: Paulo Netto
Produção (1986) e direção geral (1987-1992): Marlene Mattos
Produção (1987-1992): Nilton Gouveia
Direção de produção: Marcelo Paranhos (1986)
Cenário: Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica) e Reinaldo Waisman
Elenco: Paquitas,Paquitos,Praga, Dengue, Madame Caxuxá, Vovuxa, (personagens interpretados por Xuxa), Cãozinho Xuxo, Duda Little, os bonecos Moderninho (Reinaldo Waisman) e Frentinha (Marcelo Ribeiro).

videos do programa:
http://www.youtube.com/watch?v=ba9JLbDrpWI

Nenhum comentário:

Postar um comentário